Tuesday, February 13, 2007

Textos com textos


Onde está Mainês?






Esta é uma foto tirada durante a ação/performance da obra de arte relacional Melancia na bacia realizada na cidade da Lapa, no dia 10/02/07.

Numa fotografia ou num filme, a imagem do fotógrafo ou do câmera, não se inclui no quadro da cena fotografada ou filmada. Ele situa-se fora, no espaço do mundo.


Numa pintura, a menos que seja um auto-retrato, o fato é semelhante, o pintor situa-se fora do quadro, portanto no espaço do espectador.


Como os artistas estão sempre rompendo com regras, tradições, textos e contextos, cito Diego Velázquez que brilhantemente nos mostra o contrário da colocação acima.


Em seu quadro intitulado As meninas, (1656 ) o pintor se retrata de frente para o espectador pintando um casal que está fora do plano do quadro. O casal, assim como o pintor, situa-se no espaço do espectador, portanto não aparece na cena, mas Velázquez inclui a imagem dos reis retratado-os num espelho no fundo do quadro.


Eu estava filmando a cena da foto acima e portanto também não poderia estar inclusa no quadro, mas num belo "efeito Velázquez" sou inclusa na cena, não pela minha câmera, mas pela câmera fotográfica de uma terceira pessoa, um dos artistas participantes da ação.


O referente está lá, tente encontrar.



crédito de imagem: Silvio de Bettio.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home